Como a BRF capacitou 1.800 profissionais no digital

Saiba como encaramos o desafio de transformar uma capacitação presencial em 100% digital para a multinacional de alimentos BRF.

BRF, famosa indústria global de alimentos, decidiu mudar seu jeito de treinar profissionais em 2021 e contou com a nossa ajuda para transformar a aprendizagem da empresa. O pontapé inicial foi dado com o projeto Segurança Digital, que estimulou a atualização de treinamentos de saúde e segurança para o formato digital.
 
Mas antes de pensarmos em soluções de educação a distância, mapeamos o cenário para a entender melhor o tema e o desafio. O tema escolhido para essa inovação foi para o curso NR10 básico - reciclagem, uma norma regulamentadora responsável pela segurança e proteção dos profissionais da área elétrica. A ação também foi impulsionada pela pandemia de Covid-19, o formato presencial com alto custo e o baixo engajamento dos colaboradores. Entendendo o cenário, como ensinar sobre segurança do trabalho, um tema técnico, a distância?

O desafio era grande. Para construir o projeto com exemplos de realidade para o público-alvo, reunimos uma equipe multidisciplinar na BRF da área de manutenção, engenharia, e-learning, saúde e segurança e outras.
Paula Affini, Analista Sênior de Gestão da BRF.

Junto ao time da multinacional, nós da LEO Learning, utilizamos estratégias para sensibilizar, motivar e gerar identificação com o público de eletricistas, engenheiros elétricos e técnicos, com média de 37 anos. Isso só foi possível com a escolha da metodologia Edutainment* e de elementos que geram identificação - cenário, uniformes e equipamentos. 

Confira mais informações do case de sucesso:

Inscreva-se em nosso canal

Aprendizagem técnica e atrativa

Learningflix, a nova forma de aprender das empresas, impulsionou a busca por treinamentos em formato de websérie. Paula Affini admite que o conteúdo técnico e obrigatório se transformou em um conteúdo com muito engajamento. Foram usados vídeos, podcasts, telas interativas e quiz como estratégias de aprendizado.

A websérie foi divida em 10 episódios e as situações foram apresentadas por atores com o uniforme e equipamento de proteção individual da própria BRF, assim como a escolha do cenário real e das ferramentas de trabalho. Para trazer o conteúdo e a regulamentação do curso chamamos nosso parceiro especializado em NR10: Engehall Elétrica, empresa com o maior canal de elétrica da América Latina, com mais de 1 milhão e 800 mil inscritos no YouTube.

Contar com a parceria deles foi extremamente enriquecedor. Atualmente, o desenvolvimento de conteúdos relevantes com profissionais de outros meios é o caminho da evolução para abrir espaços para mais transformação e inovação dentro das empresas.
Richard Uchoa, CEO da LEO Learning


Lançamento de sucesso

Assim que o curso foi lançado na Academia Digital BRF, foi muito bem recebido pelos colaboradores da empresa e compartilhado nas redes sociais.

Parabéns, trabalho incrível, vocês são nota 1000. 
Uma solução inovadora para uma necessidade que afetava a rotina das nossas unidades.
Jose Paiva, Engenheiro Eletricista da BRF

De acordo com Affini, o treinamento foi lançado em setembro de 2021, mas se comparado com setembro de 2018, teve um aumento de 50% no número de participantes. Além de maior adesão, outros resultados foram significativos. A BRF conseguiu reduzir custos e aumentar a capilaridade do treinamento, que era um dos objetivos do projeto. 

Também aumentou a qualidade do conteúdo entregue aos seus colaboradores. Outra importante mudança era o número de fornecedores diferentes espalhados pelo país, hoje com a produção feita pela LEO Learning é possível garantir um treinamento alinhado e com o mesmo conteúdo para todas as fábricas da BRF.

Em 2022, com a certificação aprovada, as reciclagens de NR10 só acontecem nesse formato, atualmente. O sucesso foi tão grande que, a BRF ganhou o Prêmio A Revolução da Aprendizagem 2021 na categoria Melhor Roteiro Adaptado para o Público-Alvo, entregue pelo nosso time da LEO Learning Brasil. 

Confira a participação e premiação da empresa no Painel Inovação e Disrupção da Aprendizagem Digital:

Inscreva-se em nosso canal

Já deu para perceber que o futuro do treinamento corporativo é digital. Faça como a BRF, encare novos desafios na sua empresa com as nossas soluções. Clique aqui e fale com a gente. 

*Edutainment é a mistura de duas técnicas que estimulam o aprendizado: a educação e o entretenimento.

Liderando a sua Revolução
da Aprendizagem

Rio de Janeiro: Av. Jornalista Ricardo Marinho, 360
sala 301 | Barra da Tijuca

São Paulo: Rua Mateus Grou, 576 - Pinheiros, São Paulo