10 maneiras de usar gamificação na aprendizagem

Inspire-se na aprendizagem através da gamificação para aumentar a motivação e desenvolvimento de seus colaboradores. É provável que a maioria dos colaboradores tenha interagido com jogos fora do ambiente de trabalho. Seja no celular, computador ou video game. Isso significa que eles vão estar familiarizados com formas de usar gamificação em seus treinamentos. Os benefícios são muitos. A gamificação é valiosa para aumentar o envolvimento com iniciativas de aprendizagem, além de melhorar a retenção de informações e a fixação de conhecimento.
Confira 10 maneiras de usar gamificação na aprendizagem:  


1. Quiz 

Um dos tipos de jogabilidade que é mais usado frequentemente é o Quiz. Além de intuitivo de jogar, ele traz o senso de competição. Qualquer tipo de competição com colegas de trabalho, por exemplo, explora a motivação e melhora o engajamento com a atividade.


2. Jogo com cenários

Os desafios baseados em cenários são muito populares quando enxergamos conteúdos de aprendizagem. Eles incentivam os colaboradores a resolver atividades. Por meio do pensamento crítico, resolução de problemas ou até de reações rápidas. Eles permitem que os jogadores façam escolhas e lidem com as consequências em ambientes seguros. 


3. Quebra-Cabeça

Os quebra-cabeças se concentram principalmente na solução de problemas. Eles devem ter um objetivo claro, regras e ferramentas para navegação no game. Os jogos fornecem ferramentas que atendem a desafios cada vez mais complexos. Isso cria uma sensação que pode encorajar mais participação, até que o colaborador passe para a próxima fase. 


4. Jogo de estratégia 

Os jogos de estratégia são fáceis de aprender, mas difíceis de dominar. Eles exigem paciência e habilidade, pois existem maneiras de ter sucesso ou falhar em cada fase. São ótimos também para o engajamento, pois incentivam um alto nível de repetição. Além disso, estimulam o pensamento crítico e o planejamento futuro. 


5. Jogo de fácil reprodução 

Esse tipo de jogo tem complexidade suficiente para encorajar várias jogadas. O que facilita atingir objetivos, ter mais conquistas ou viver uma navegação diferente no jogo. Isso estimula um alto nível de envolvimento, experimentação e criatividade. Com maneiras de ter sucesso ou falhar, o que pode levar a experiências diferentes cada vez que são jogados. 


6. Jogo de mundo aberto 

Uma tendência é criar dois “níveis” de jogabilidade. O primeiro, é onde o jogador completa missões para ganhar recursos e o segundo é um ambiente onde os jogadores gastam recursos para construir algo. O foco está na jogabilidade em si, ao invés de uma história ou narrativa pré-definida. O que pode impulsionar a autonomia na aprendizagem e o envolvimento a longo prazo. 


7. Jogo rápido 

Jogos que usam o conceito de falha inevitável tendem a ter loops muito curtos, durando apenas alguns minutos. O fracasso é uma das maneiras mais importantes de aprender. Por isso, a recompensa passa a ser associada ao progresso, não à conclusão do game. O que incentiva o pensamento crítico, as reações rápidas e o aprendizado por repetição. 


8. Jogo competitivo com mais de um jogador

O modo multiplayer competitivo é um dos mais populares no mercado de games, especialmente para quem joga em consoles. Competir contra outras pessoas aumenta a motivação e o envolvimento com o jogo, aumentando também a duração das partidas. Além disso, existem muitas opções de interação: 1 x 1, equipe x equipe entre outras. 


9. Jogo colaborativo com mais de um jogador 

Os jogos colaborativos podem ser reproduzidos ao vivo online ou de forma não simultânea. Também podem ser virtuais ou presenciais. Esses tipos de jogos estimulam a criatividade e as habilidades de comunicação por meio da criação de sentido e da construção de equipes compartilhadas. Assim como as soft skills, bem como abordar o conteúdo dentro da aprendizagem.


10. Jogos competitivos e colaborativos multiplayer 

A combinação de competitivo e colaborativo traz o melhor dos dois tipos de jogos. O trabalho em equipe e as habilidades de comunicação exigidas atendem muito bem também. Seja pelo pensamento crítico ou pela motivação trazidos pela competição. Esse tipo de jogo é ótimo para o engajamento por meio de uma empresa que busca atingir diferentes objetivos. 


Conteúdo publicado originalmente pela LEO Learning UK e traduzido pela LEO Learning Brasil.  


RH do Futuro: Nova trilha do Learningflix Sua empresa busca treinamentos de impacto? Nossa trilha RH do Futuro foi feita para isso!

Liderando a sua Revolução
da Aprendizagem

(11) 2770-0137

Rio de Janeiro: Av. Jornalista Ricardo Marinho, 360
sala 301 | Barra da Tijuca

São Paulo: Rua Mateus Grou, 576 - Pinheiros, São Paulo