Empowerment: o caminho para o engajamento
Empowerment: o caminho para o engajamento

Qual líder não gostaria de ter uma equipe mais engajada?

Esse desejo é uma unanimidade entre gestores de todo o mundo e vem sendo requisitado por todo tipo de organização que quer se manter em constante crescimento. Cada vez mais as empresas anseiam por profissionais que se sintam parte do negócio, com atitude de dono em suas tarefas e atividades e responsáveis pelo sucesso dos resultados.

Mas como é que um líder, já imerso em tantas demandas e desafios de gerenciar atividades e desenvolver pessoas, pode dar conta de mais essa enorme e urgente necessidade?

É aí que entra o Empowerment, palavrinha que soa como palavrão para muitos que desconhecem o seu significado, mas que pode ser traduzida simplesmente como Empoderamento. Trata-se de de dar às pessoas autonomia, liberdade e informação que lhes permitam tomar boas decisões e participar mais ativamente da organização.

 

Empowerment não é delegar

O Empowerment é frequentemente confundido com a delegação de tarefas. Mas não se trata do mesmo conceito. Empoderar vai além de delegar, pois envolve comprometimento, responsabilização e o tão desejado engajamento.

De fato, delegar faz parte do Empowerment, mas é apenas uma de suas partes. E para surtir efeito, precisa ser realizada de maneira efetiva: para isso, é preciso primeiro criar um ambiente de engajamento, confiança e diálogo aberto, que reflita o quanto o líder conhece seus liderados e as tarefas que eles podem realizar.

Com uma boa delegação, os profissionais se sentem seguros para criar novas maneiras de realizar uma mesma atividade, trazer suas ideias e aplicar seus talentos com o objetivo de alcançar o melhor resultado possível. Isso tudo não soa como Empowerment? Sim, pois é a cereja do bolo dessa prática! Portanto, para gerar Empowerment, delegue!

 

Formar novos líderes: uma importante missão

Dentro do cenário exponencial, digital e ágil em que vivemos, um dos principais papeis do gestor é preparar seus sucessores, ou seja, formar novos líderes. E aqui o Empowerment é, sem dúvida, uma das principais ferramentas para criar esse futuro.

O Empowerment funciona como uma estrada, que deve ser trilhada por esses futuros líderes. E é o gestor atual que conduzirá esses profissionais por esse caminho, com o objetivo de que se transformem, aos poucos, no dia a dia, se tornando uma melhor versão de si mesmos a cada passo.

 

Porém, ao aplicar o Empowerment na prática, surgem inúmeras dúvidas: em qual momento devo empoderar meus colaboradores? Faço as atividades junto com eles ou apenas supervisiono? Como saber quais atividades delegar ou não? Quais as demais partes do Empowerment? Como liderar pelo Empowerment?

 

Empowerment: A Websérie

Sabemos que não é fácil liderar uma equipe e fazer com que ela gere bons resultados.  Por isso, pensamos e desenvolvemos mais uma websérie da Learningflix: Empowerment, produzida em parceria com a Crescimentum. Ao longo de nove episódios você terá acesso a dicas, técnicas, ferramentas, conceitos e práticas que te ajudarão a entender e a superar os desafios do Empowerment.

Nosso objetivo com esta websérie é que você amplie sua consciência, se torne um líder ainda melhor e que saiba tomar as decisões do Empowerment, frente a diferentes contextos e com diferentes pessoas, para ter o melhor resultado em seu dia a dia com os profissionais da sua equipe.

 

Conheça o nosso especialista em Empowerment

Marco Fabossi é quem conduzirá nossa websérie e compartilhará seus conhecimentos. Ele é Coach Executivo e de Equipes certificado pela Lambent e ICI, com experiência de mais de 25 anos como executivo em empresas multinacionais, onde adquiriu ampla bagagem na liderança e condução de equipes.

Nosso especialista também já esteve à frente de projetos na América Latina, América do Norte, Europa e ainda é autor do livro “Coração de Líder”, além de ser responsável pelo “Blog de Liderança”, um dos mais visitados do Brasil sobre o tema. Nos últimos anos vem se dedicando ao treinamento e formação de líderes.

 

E então, vamos nos aprofundar no tema Empowerment e descobrir como começar a aplica-lo hoje mesmo em sua organização? Preencha o formulário abaixo e conheça o novo Learningflix Empowerment. Ou, clique aqui para assistir ao primeiro episódio gratuitamente.