A arte de engajar equipes
A arte de engajar equipes

 

Se você é líder, gostaria que refletisse sobre algumas perguntas:

  • Você acha que sua equipe não faz nada sem você?
  • Você tem a sensação de que não consegue dar conta de todas as atividades do seu dia a dia na organização?
  • Você se sente tão sobrecarregado no trabalho que acaba sentindo os impactos negativos disso em sua vida pessoal?
  • Você acha difícil motivar e desenvolver o seu time?
  • Você ouve que é muito centralizador e pouco estratégico?

Caso tenha respondido sim para pelo menos uma delas, então está na hora de começar a repensar a sua forma de liderar. Se respondeu sim para três ou mais, pare o que está fazendo agora mesmo!

Se antigamente os modelos de liderança pregavam que o gestor deveria arcar com todas as principais tarefas e responsabilidades de uma empresa, ser autoritário e ter absolutamente todos os detalhes sob seu controle, hoje o cenário se modificou bastante – para não dizer totalmente.

Já é possível exercer uma nova gestão de pessoas, construindo e desenvolvendo equipes mais independentes, criativas e que atingem melhores resultados.

 

Conheça o Líder Coach

O Líder Coach é o modelo de liderança mais valorizado no mercado atualmente. O mundo corporativo já percebeu que a grande função e responsabilidade de um gestor vai além da entrega de bons resultados, e sim, que isso será uma mera consequência do desenvolvimento das pessoas. Quando um líder torna sua equipe melhor do que ela já é, valorizando seus pontos fortes, trabalhando os pontos fracos, estimulando a colaboração e motivando as pessoas ali presentes, os resultados positivos virão naturalmente.

O Líder Coach é aquele que visa o alcance de grandes resultados e para isso faz uso de ferramentas de Coaching para o desenvolvimento das pessoas à sua volta. Com isso, ele ganha em facilidade e agilidade para incentivar sua equipe, ter uma visão mais estratégica do negócio e do mercado, trabalhar o autoconhecimento e a melhoria contínua.

 

O Coaching como ferramenta de liderança

Muito se fala atualmente sobre o Coaching, mas para se ter uma ideia, o conceito de executive coaching já está presente no mundo corporativo desde os anos 80. Ainda assim, esta talvez seja a técnica mais poderosa e, ironicamente, mais negligenciada pelos líderes.

Coaching é um processo estruturado, instigante e criativo que inspira o participante a maximizar seu potencial, seja ele pessoal ou profissional, fazendo com que amplie sua consciência e crie alternativas e meios próprios de alcançar seus objetivos.

Para um gestor do mundo de hoje, Coaching é a arte de engajar sua equipe, uma ferramenta para trabalhar autoconfiança, reduzir ansiedades e inseguranças, quebrar crenças e medos limitantes.

 

Mas qual o problema de ser um líder à moda antiga?

É claro que existem diferentes estilos de liderança e é importante que cada gestor encontre a sua forma própria de gerenciar. Porém, o líder que é centralizador, assume todas as atividades, tem dificuldades de delegar e acha que tem as respostas para tudo corre muitos riscos.

Sua equipe pode acabar se acostumando a ter esse chefe que tudo faz e tudo sabe e se torna preguiçosa, presa a uma zona de conforto na qual não existe autonomia ou engajamento. Esses liderados se tornam extremamente dependentes e não apresentam soluções a seu gestor, apenas problemas. Com isso, o desenvolvimento desse time acaba ocorrendo em marcha lenta (ou até fica estagnado), afinal, foi acostumado a esperar ordens e orientações sobre o que deve fazer.

Além disso, um líder que não dá ferramentas para que sua equipe trabalhe em sua ausência e de maneira proativa, não pode tirar férias, realizar um curso, ir a reuniões, pois precisa estar a postos o tempo todo. Essa postura só contribui para alimentar o ciclo sem fim da sobrecarga de trabalho.

 

Viu como é importante ser um Líder Coach para empoderar, engajar e desenvolver seus colaboradores rumo a mais e melhores resultados?

Porém, sabemos que colocar tudo isso em prática não é uma tarefa simples. Por isso, preparamos a websérie Líder Coach para te ajudar nessa jornada. Durante oito episódios levaremos até você o conceito de Líder Coach, a importância e as formas de estabelecer relações de confiança, como ajudar sua equipe a progredir e ferramentas para já sair colocando em prática.

Nossa websérie é apresentada pelo especialista Danilo Porto, Head e Trainer de Coaching e um dos criadores das Formações e Certificações de Coaching da Crescimentum, nossa parceira nesse projeto. Danilo tem prática em coaching individual e em grupos consolidada em mais de 1000 horas de atendimento. Além disso, ele soma 15 anos de experiência profissional no mercado de relacionamento com clientes e é um apaixonado por contribuir com processos de transformação, autoconhecimento, criação de visão e comprometimento com mudança.

E então, quer se tornar um Líder Coach?

Clique abaixo para assistir gratuitamente ao primeiro episódio da websérie Líder Coach, do LearningFlix: