Precisamos de mais líderes exponenciais
Precisamos de mais líderes exponenciais

Se as empresas não são mais como antes, os líderes também não podem ser. É preciso ser um líder exponencial!

Você sabia que nunca antes na história vivemos um período marcado por mudanças em velocidade tão acelerada? Este é um dado da Singularity University, instituição norte-americana especialista em estudos sobre tecnologias que crescem exponencialmente. E, de fato, a cada dia que passa, nos deparamos com novas e disruptivas tecnologias, como realidade virtual e aumentada, biologia sintética, automação industrial, robótica, impressão 3D, bioinformática, dentre tantas outras.

Essas tecnologias vêm rompendo paradigmas e transformando a forma como vivemos, nos comunicamos, compramos, trabalhamos e até pensamos. Fica difícil até imaginar como será tudo isso daqui a cinco ou 10 anos, pois tudo cresce a passos largos.

Esse cenário impacta fortemente as organizações. As antigas devem se reinventar o quanto antes e aprender a lidar com as altas quantidades de informação a que estamos expostos, a se comunicar nesse meio e a guerrear pelos melhores talentos. Como se tudo isso não fosse o bastante, elas ainda têm todo esse dever de casa para tentar acompanhar as novas organizações que vêm surgindo: as empresas exponenciais.

Trata-se de organizações com impactos extremamente altos e resultados alarmantes –  pelo menos 10 vezes maior quando em comparação a pares ou concorrentes. Isso se dá, pois fazem uso de novas técnicas que alavancam as tecnologias aceleradas. Estamos falando de empresas que atingem um valor de mercado muito expressivo em curtíssimo período de tempo, como as gigantes Google, Facebook, Amazon, Netflix e Instagram, por exemplo.

 

Como fica o papel da liderança nesse novo cenário?

Uma coisa é clara: empresas exponenciais pedem lideres exponenciais. Mas quem são eles?

São líderes que não seguem burocracias desnecessárias e padrões ultrapassados, não estão preocupados com a hierarquia pura e simplesmente e não ficam de braços cruzados enquanto a equipe se mata de trabalhar – para apenas ganhar os créditos posteriormente.

Um líder exponencial é um profissional ágil, criativo, colaborativo e ousado. Ele é engajado com o futuro da empresa, sempre focado na ação com o objetivo de alcançar os melhores resultados. Está constantemente preocupado em impulsionar e motivar sua equipe, utilizando os talentos e melhores habilidades de cada um, pois é um grande facilitador para que o trabalho aconteça. Ele soluciona problemas de forma inovadora, pois não está preso ao pré-estabelecido. E, é claro, ele vive esse cenário tecnológico, digital e disruptivo com profundidade – afinal, apenas mergulhando neste mundo é possível destacar-se nele.

Porém, quando olhamos para o mercado e para a força de trabalho, constata-se que apenas 20% das pessoas têm as habilidades requeridas para 60% dos empregos para os próximos cinco anos. Ou seja, o líder exponencial não é encontrado com facilidade no mercado.

Após analisar este cenário e pensando em formar mais líderes com estas características, tão necessários às organizações e também para a sociedade atual, lançamos esta nova websérie do LearningFlix: Liderança Exponencial. Ela é composta por oito episódios, nos quais você verá o que são as organizações exponenciais com mais profundidade e entenderá todo este complexo cenário. Também aprenderá sobre a mentalidade e o que faz um líder exponencial e as habilidades essenciais necessárias.

“Liderança Exponencial” é apresentada pelo especialista em desenvolvimento humano Jonas Duarte. Jonas atuou como executivo no mercado financeiro por 17 anos e se formou pela Universidade de Harvard em Team Building e pelo M.I.T em Negociação para Executivos. É Training trainer e Master trainer em PNL, certificado em coaching pela ICC (England), Practitioner em Cultura Organizacional pela Barrett Values Center  e especialista em treinamentos de liderança. Hoje, palestra e treina milhares de pessoas no Brasil e pelo mundo.

A websérie é mais um resultado da parceria entre a LEO Learning e a Crescimentum. Juntos, propomos uma forma nova, interativa, leve e divertida de ampliar seus conhecimentos em diversos temas comportamentais.

Quer saber mais sobre a websérie e começar a se tornar um líder exponencial hoje mesmo? Preencha o formulário abaixo.